21.1 C
Ilha Solteira
segunda-feira - 17 novembro - 2025
HomeCidadeMiguel Rocha deixa cargo de delegado para se dedicar ao mandato de...

Miguel Rocha deixa cargo de delegado para se dedicar ao mandato de vice-prefeito de Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

O delegado de Polícia Miguel Rocha pediu afastamento das funções na corporação para se dedicar exclusivamente ao cargo de vice-prefeito de Ilha Solteira (SP). Ele foi eleito pelo Republicanos, na chapa encabeçada pelo prefeito Rodrigo Kokim (PL).

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

O pedido foi formalizado na última sexta-feira (7) ao delegado seccional de Andradina (SP), José Astolfo Júnior, cerca de onze meses após Miguel tomar posse como vice-prefeito. A decisão se baseia no artigo 38, inciso II, da Constituição Federal, que determina que o servidor público eleito para o cargo de prefeito deve ser afastado de suas funções, podendo optar pela remuneração.

A portaria de afastamento foi publicada nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Miguel Rocha optou por manter a remuneração de delegado de Polícia de 1ª classe, padrão III, o nível mais alto da carreira, abrindo mão do subsídio do vice-prefeito.

Miguel Rocha, vice-prefeito, e o prefeito Rodrigo Kokim

No último sábado (8), durante a final do 49º Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira, Miguel confirmou, em primeira mão ao IlhadeNotícias e ao Ilha News, seu afastamento da Delegacia para se dedicar integralmente à política. “Agora, oficialmente, estou afastado da Delegacia. Antes de toda essa polêmica, eu já havia pedido uma consulta sobre a possibilidade de permanecer no cargo. A determinação foi pelo meu afastamento, e a partir de segunda-feira estarei na Prefeitura, ao lado do Rodrigo [Kokim], trabalhando pelo nosso projeto”, declarou Miguel Rocha.

O prefeito Rodrigo Kokim, que também participou da entrevista, elogiou a decisão e reforçou a importância da parceria com o vice-prefeito. “O doutor Miguel sempre acompanhou o trabalho da Prefeitura, mesmo após o expediente. Agora, quem ganha é a população, pois ele estará mais presente, participando das visitas, reuniões e ações do dia a dia”, afirmou.

O delegado de Polícia de Pereira Barreto (SP), Rafael Sangaleto, assumirá interinamente a Delegacia de Ilha Solteira.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉PREFEITURA: Após incêndio, Cooperseli retoma atividades em novo barracão cedido pela Prefeitura

👉POLÍCIA: Casal é preso em Ilha Solteira suspeito de aplicar golpes com cartões comprados ilegalmente

👉POLÍCIA: Polícia afirma que criança colocou pregos em balas distribuídas em Ilha Solteira


Acúmulo de cargos foi denunciado à Câmara; Justiça suspendeu Comissão Processante

Em 1º de outubro, a munícipe Raquel Batista de Sobral protocolou uma denúncia na Câmara Municipal de Ilha Solteira, alegando que Miguel Rocha estaria acumulando ilegalmente os cargos de delegado e vice-prefeito.

Segundo a denúncia, o vice-prefeito “vem exercendo simultaneamente os dois cargos em desacordo com a Constituição Federal, o Regimento Interno da Câmara e a Lei Complementar nº 207/1979”.

Com base na representação, os vereadores instauraram, em 6 de outubro, uma Comissão Processante (CP) para apurar possíveis infrações político-administrativas.
A comissão foi composta pelos vereadores Tomate (PT), presidente; Ricardo da Band (MDB), relator; e Alex Rocha (PL), membro.

No entanto, em 7 de novembro — mesma data em que Miguel protocolou o pedido de afastamento — a juíza Lia Freitas Lima concedeu liminar suspendendo a tramitação da CP.
A magistrada acolheu o argumento de “nulidade absoluta” na formação da comissão, uma vez que, conforme o Regimento Interno, os membros deveriam ser definidos por sorteio entre os vereadores desimpedidos, mas foram indicados pelos líderes partidários a mando do presidente da Câmara, vereador Beto (PSD).

Na decisão, a juíza destacou o “risco iminente de cassação do mandato” em razão de um processo administrativo instaurado por uma comissão com vício de origem, e determinou a suspensão imediata dos trabalhos.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS