24.5 C
Ilha Solteira
quinta-feira - 18 setembro - 2025
HomeCâmaraProjeto abre caminho para armar a Guarda Municipal de Ilha Solteira

Projeto abre caminho para armar a Guarda Municipal de Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Câmara Municipal aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2/2025, de autoria do prefeito Rodrigo Kokim (PL), que altera a Lei Orgânica do Município e abre caminho para o armamento da Guarda Municipal de Ilha Solteira. A proposta ainda passará por uma segunda votação, prevista para a próxima segunda-feira, 22 de setembro.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

A aprovação, no entanto, não significa o armamento imediato dos guardas. Segundo o secretário municipal de Segurança, Alexandre Nunes, outras etapas serão necessárias. Após a alteração da Lei Orgânica, o prefeito deve enviar um novo projeto à Câmara detalhando o funcionamento e as regras do armamento.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉CIDADE: Morre “Seu Dito”, pioneiro do comércio de Ilha Solteira

👉TURISMO: Zoológico de Ilha Solteira encerra visitação e deve ser fechado

👉EDUCAÇÃO: Fatec abre inscrições para o primeiro vestibular em Ilha Solteira; Veja o curso


“Se essa lei for aprovada, daremos entrada com a documentação na Polícia Federal, o que leva um tempo para ser analisado. Depois, os guardas passarão por avaliação psicológica, feita por profissionais credenciados, e, se aprovados, terão que realizar cursos obrigatórios, como o de tiro”, explicou o secretário.

De acordo com ele, a Prefeitura não deve comprar as armas. Já há negociação com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para a doação do armamento.

Secretário de Segurança e Trânsito, Alexandre Nunes

Treinamento
O secretário destacou ainda que os 14 novos guardas municipais contratados neste ano já passaram por treinamentos atualizados. Os demais agentes, principalmente os que estiverem aptos a portar armas, também receberão capacitação específica e atualizada, no que se refere a abordagem com o uso da arma de fogo.

Segurança reforçada
Alexandre Nunes defende que a medida trará mais segurança para a população e para os próprios agentes. “Será uma guarda mais preparada para combater o crime, o que acaba inibindo ações de criminosos”, afirmou.

Ele também ressaltou que o papel da Guarda Municipal de Ilha Solteira mudou ao longo dos anos. “Hoje é inconcebível que uma cidade tenha uma Guarda desarmada. Desde sua criação, a nossa passou de uma atuação restrita à proteção do patrimônio público para uma ação conjunta com as Polícias Civil e Militar”, concluiu.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS