33.4 C
Ilha Solteira
terça-feira - 16 setembro - 2025
HomeCâmaraCooperseli destruída: Câmara aprova auxílio temporário a cooperados e cobra mais ações...

Cooperseli destruída: Câmara aprova auxílio temporário a cooperados e cobra mais ações da Prefeitura

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Com críticas à gestão municipal, a Câmara de Ilha Solteira aprovou a criação de um auxílio temporário para os cooperados da Cooperseli, cuja sede foi destruída por um incêndio no dia 3 de setembro.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Pelo projeto, cada cooperado receberá um salário mínimo (R$ 1.518,00) e uma cesta básica por mês, durante três meses. O benefício poderá ser prorrogado por igual período, se houver necessidade.

Na sessão desta segunda-feira, 14 de setembro, os vereadores também aprovaram a abertura de um crédito adicional especial de R$ 146.784,00 no orçamento de 2025, destinado ao custeio do auxílio.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉PARCERIA: UNESP e Ministério unem forças e impulsionam projeto de indústria de canabis em Ilha Solteira

👉HABITAÇÃO: Inscrições abertas para o sorteio de 100 moradias da CDHU em Ilha Solteira

👉CÂMARA: Câmara de Ilha Solteira reajusta diárias de viagens em até 66%


Cooperados em reunião realizada com o prefeito Rodrigo Kokim

Críticas à Prefeitura
Embora tenha havido consenso na aprovação, parte dos vereadores criticou a Prefeitura pela demora em apresentar medidas para apoiar os cooperados. Segundo esse grupo, a proposta de auxílio partiu da própria Câmara e só depois foi encampada pelo Executivo.

Outras críticas foram direcionadas à falta de definição sobre o novo local de funcionamento da cooperativa. Há uma sugestão, apoiada pelos cooperados, de transferir as atividades para um barracão, que pertence ao Muncípio, que fica ao lado do prédio destruído.
Também houve cobranças quanto ao destino dos equipamentos queimados no incêndio. Para alguns vereadores, o Município já deveria ter iniciado os trâmites para aquisição de novos maquinários, descartando a possibilidade de recuperação dos antigos.

Até o momento, a Prefeitura não se manifestou sobre essas demandas.

 

O incêndio
As chamas começaram em uma área de mato vizinha à cooperativa e se alastraram rapidamente, atingindo todo o prédio. Em poucos minutos, o maquinário usado na triagem de recicláveis e os resíduos armazenados dentro e fora do galpão foram consumidos pelo fogo.

Devido à alta combustão dos materiais, o combate às chamas foi difícil e se estendeu por várias horas. Apesar da destruição da estrutura, a coleta de recicláveis não foi interrompida no município.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS