24 C
Ilha Solteira
quinta-feira - 21 agosto - 2025
HomeEconomiaCiência que Transforma: UNESP firma parceria inédita com confeitaria local para desenvolver...

Ciência que Transforma: UNESP firma parceria inédita com confeitaria local para desenvolver embalagens bioativas com nanotecnologia

Ilhadenoticias.com
Com informações da UNESP de Ilha Solteira

Na última quarta-feira, 14 de maio, a UNESP de Ilha Solteira viveu um momento histórico com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a universidade e a empresa local Ilha do Pão de Mel (Julê Confeitaria), com apoio do SEBRAE Aqui UNESP. A parceria, firmada no Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo “Prof. Dr. Ricardo Alan Verdú Ramos”, marca uma iniciativa pioneira no Município, unindo a excelência acadêmica de um grupo de pesquisa com a criatividade e inovação de uma empresa nascida como Microempreendedor Individual (MEI) em Ilha Solteira.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

O acordo envolve os professores pesquisadores Profa. Dra. Márcia Regina de Moura Aouada e Prof. Dr. Fauze Ahmad Aouada, do Grupo de Compósitos e Nanocompósitos Híbridos (GCNH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UNESP, e a empresa Ilha do Pão de Mel Ltda, representada por seu fundador Fábio Maila, acompanhado de sua esposa Juliana, responsável técnica pela produção e seu pai e cofundador José Maila. Também esteve presente no ato Paulo Brito, representante do SEBRAE Aqui UNESP para inovação.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉SAÚDE: Onze nascimentos em 48 horas no Hospital Regional de Ilha Solteira

👉POLÍCIA: PM de Três Lagoas recupera moto furtada em Ilha Solteira; Dois adolescentes são apreendidos

👉CIDADE: Ilhense Isabela Pavanelli é eleita rainha da Expoagro de Cuiabá


 

O projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de embalagens bioativas e comestíveis com propriedades funcionais, utilizando nanotecnologia e compostos naturais como óleos essenciais. A proposta tem grande potencial de aplicação na conservação e diferenciação de produtos alimentícios, agregando valor à produção do pão de mel e outros itens, além de promover a sustentabilidade.

A parceria prevê o uso dos laboratórios do GCNH e a aplicação do conhecimento consolidado da UNESP em tecnologias como filmes comestíveis, hidrogéis, nanocelulose e filmes orodispersíveis, fortalecendo a integração entre ciência e empreendedorismo.

Segundo a professora Márcia Aouada, a colaboração é “um exemplo de como a universidade pode impactar positivamente o setor produtivo, mesmo em cidades de pequeno porte, promovendo inovação com impacto direto na economia local”. Já para Fábio Maila, “a cooperação com a Unesp abre novas possibilidades para nossa empresa, que nasceu pequena, mas com sonhos grandes — e agora tem apoio técnico de ponta para transformá-los em realidade”.

A assinatura do acordo foi celebrada com entusiasmo por todos os presentes, que veem no projeto um modelo inspirador de interação entre academia e empresa, com capacidade de gerar resultados surpreendentes e replicáveis em outras regiões. Com essa iniciativa, a UNESP de Ilha Solteira, o SEBRAE Aqui e a Ilha do Pão de Mel demonstram, na prática, que a ciência e a inovação não conhecem limites quando há união de forças, criatividade e vontade de transformar realidades.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS