32.9 C
Ilha Solteira
quarta-feira - 28 fevereiro - 2024
HomeCidadeArtigo: “A Escolha do Apóstolo Matias”, por Acácio Gomes

Artigo: “A Escolha do Apóstolo Matias”, por Acácio Gomes

Artigo
Por Acácio Gomes

Atos 1:26 “E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos

Esta passagem é muito conhecida como “A escolha do Apóstolo Matias”.

Depois que Judas traiu Jesus, ele se suicidou deixando o seu posto de apóstolo, mas Deus tinha instituído que seriam 12 apóstolos, Pedro então se levanta e propõe que escolhessem homens para assumir o lugar de Judas.

Vamos fazer algumas reflexões em cima desta passagem:

1 – Colocando as coisas em ordem: Havia uma promessa que Jesus fez ao subir aos céus, de que era para os apóstolos ficarem em Jerusalém para que do alto fossem revestidos de poder com a descida o Espírito Santo, mas antes disso foi necessário colocar as coisas em ordem. Geralmente Deus coloca as coisas em ordem antes de cumprir as suas promessas e executar os seus milagres, assim foi com um paralítico que foi levado pelos seus amigos até Jesus, e os seus amigos o desceram pelo telhado, Jesus antes de curá-lo da paralisia Jesus lhe disse “filho, perdoados estão os teus pecados”, e isto poderia parecer que Jesus estava envergonhando aquele homem, mas não, era que era necessário colocar as coisas em sua vida em ordem antes de receber a cura. Também, Jesus, antes de fazer a multiplicação de pães e alimentar uma multidão, Jesus mandou que todos se assentassem, porque senão, devido à fome que todos estavam, aquele lugar ia virar um alvoroço, mas Jesus colocou em ordem primeiro antes de executar o milagre. Mas, depois de tudo ajeitado o milagre acontece, depois de acertada a questão dos apóstolos em Atos 1, em Atos 2 Jesus cumpre a promessa da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Geralmente colocar as coisas em ordem geram desconforto, parece que está bagunçando ao invés de arrumando, quando uma dona de casa vai fazer uma faxina em sua casa, primeiro ela tira os móveis de lugar, desarruma, arrasta, fica tudo em desordem, mas depois de pronto está tudo no lugar, limpinho e cheiroso. Portanto, se as coisas estão meio desordenadas em sua vida, mas você está diante de um propósito de Deus, creia, logo estará tudo em ordem, Deus cumprirá as Suas promessas!

2 – Os atributos de um escolhido: Pedro diz que era necessário que o candidato à vaga fosse das pessoas que conviveram com eles todo o tempo, que viram os milagres, as maravilhas, que andaram com Jesus, ou seja, homens que tivessem tido as mesmas experiências dos apóstolos. Às vezes passamos por tantas situações e não sabemos o porquê, mas em tudo existe um propósito, Romanos 8:28 diz que: “Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”. Quando é exigido algo “a mais” de nós, é porque Deus está te preparando para onde Ele quer nos colocar. Tem horas que pensamentos como “porque eu?”, “não tem outra pessoa para fazer isto?” ou “tudo eu” vem à nossa mente, mas existem coisas que são parte do treinamento de Deus e, mais ora, menos ora, isto será usado para a posição em que Deus quer nos colocar. Certa feita Jesus pregou uma Palavra pesada, a verdade nua e crua, mas a Palavra de Deus diz que as pessoas foram indo embora, mas Jesus pergunta para os seus discípulos “e vocês, não vão com eles”, e Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:68). E os atributos que Pedro agora busca para o sucessor de Judas, que seja alguém que conviveu com eles todo o tempo, me fazem crer que Matias estava lá, entre os que não desistiram. Portanto, fique firme, ainda que sejam palavras duras, dificuldades, atividades pesadas, creia, e uma preparação e vai valer a pena!

3 – Já havia sido escolhido por Deus: Apesar dos homens estarem fazendo uma reunião para escolher o substituto de Judas, Deus já havia escolhido, note o que diz em 1 Coríntios quando Paulo está pregando sobre Jesus e a sua ascensão, Paulo diz que quando Jesus subiu aos céus Ele foi visto “por Cefas, e depois pelos doze apóstolos” (1 Coríntios 15:5), porque Paulo fala 12 Apóstolos sendo que Judas já havia morrido? Isto me faz crer que Matias já era contado entre os 12 Apóstolos, Deus já lhe via na posição onde ele seria colocado. Creia que Deus já tem um lugar preparado para você, Ele já sabe onde Ele quer te colocar, para que você venha viver todos os Seus propósitos!

4 – A sua hora vai chegar: Matias podia admirar os Apóstolos, chegando até a pensar: “Ah, como eu gostaria de ser um deles”, mas uma hora a honra de Deus chegou em sua vida. Continue projetando, sonhando alto, pois Deus pode fazer grandes coisas em sua vida!

Que esta Palavra lhe sirva de incentivo a perseverar, não pelo que o homem pode fazer em sua vida, mas pelo que Deus já projetou para que seja feito. Existe um propósito em todas as coisas, experiências (boas e ruins) nos levam a sermos formados para onde Deus quer nos colocar. Creia que Deus te fez para um propósito, e que a posição que você está agora, a situação atual, não definem o que Deus ainda vai fazer em sua vida.

1 Coríntios 2:9 “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”

DEUS TEM PREPARADO GRANDES COISAS PARA VOCÊ!

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS