ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Mais de 3,6 mil pacientes aguardam vaga para consultas em Ilha Solteira; Fila por exames tem 2,3 mil

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Mais de 3,6 mil pacientes aguardam vagas para consultas em Ilha Solteira. Já a fila por exames tem 2,3 mil. A informação foi enviada à Câmara pelo prefeito Otávio Gomes (DEM), em resposta a questionamento feito pelo vereador Antônio Carlos da Silva, o Toninho (PT).

 

No requerimento, feito no final de junho, Toninho solicitou informações sobre a a quantidade de pessoas que aguardavam por consultas e exames em Ilha Solteira e o tempo médio de espera para ser atendido. “Diariamente, recebo reclamações sobre a demora no agendamento de procedimentos médicos regionais. É preciso conhecer esses números, para que possamos tentar encontrar uma solução”, disse o vereador.

De acordo com o prefeito, no final de julho, 3689 pessoas aguardavam por consultas, de diversas especialidades, em Ilha Solteira. A procura é maior por Coloproctologista (718), Oftalmologista (434), Cirurgião geral (361) e Otorrinolaringologista (434).

Já a fila de espera por exames reúne 2368 pacientes. A procura é maior por Urofluxometria (561), Ressonância (393) e Ecocardiografia Transtorácica (307).


Tempo para ser atendido. No caso de consultas, o tempo para ser atendido depende da especialidade e pode demorar meses. Para consultas com pneumo pediatra, neuro pediatra e cirugião urológica, a demora é de 18 meses. Com cirurgião do aparelho digestivo, 17 meses e vinte dias.

Já para os exames, a maioria dos pacientes espera por mais de um ano na fila. Phmatria Esofágica, por exemplo, a espera é de 1 ano e 8 meses. Para Audiometria Tonal Miliar, Avaliação Urodinâmica Completa, Cistoscopia e/ou Ureteroscopia e/ou Uretroscopia, Colonoscopia, Ecocardiografia Transtorácica, Eletroneuromiograma e Monitoramento pelo Sistema Holter 24 Hs, a espera chega a 1 ano e 6 meses. “Toninho destacou que a situação é preocupante e que a Câmara e a Prefeitura precisam trabalhar em conjunto, para minimizar os efeitos da falta de profissionais, para reduzir a defasagem no atendimento de consultas e que é preciso implantar um sistema de gestão para resolver a demanda por exames, introduzindo o acolhimento dos pacientes mais graves”, afirmou Toninho.

Vale ressaltar que as consultas e exames são para unidades de saúde na região.

 

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+