ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

Qual a sua avaliação do Governo Otávio Gomes?

Ótimo - 6.5%
Bom - 11.5%
Regular - 15%
Ruim - 17.8%
Péssimo - 49.3%

Total de Votos: 400
The voting for this poll has ended ligado: 22 Jul 2018 - 00:00

Prefeitura deixará de fazer coleta do lixo hospitalar em Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

A Prefeitura de Ilha Solteira deixará de coletar o lixo o hospitalar em Ilha Solteira. O serviço será interrompido no próximo dia 31. A partir do dia 1º de setembro, a coleta e o destino do lixo será de responsabilidade de cada estabelecimento.

 

A coleta já vem oscilando nos últimos dias. Mas o ilhadenoticias.com apurou que isso aconteceu porque o veículo que recolhe o lixo está em manutenção e que o serviço deve ser normalizado a partir desta sexta-feira (17).

A Prefeitura não informou porque irá interromper a coleta, serviço que sempre realizou. A Informação, apenas, é que esse serviço não é responsabilidade do Município.

Para garantir que a coleta continue sendo feita e, o mais importante, que o lixo tenha destino correto, a Prefeitura de Ilha Solteira exigirá de todos os estabelecimentos, como farmácias, clínicas, consultórios, entre outros, cópias do contrato com a empresa que ficará responsável pelo serviço.


Coleta – Lixo hospitalar é o material usado em hospitais, necrotérios, clínicas e postos de saúde e devem receber um tratamento especial quanto à sua destinação devido ao risco que pode causar aos seres vivos e ao meio ambiente.

A periculosidade de certos materiais contaminantes podem causar doenças e alterar o solo e a água. Estima-se que de 1% a 3% das 150 mil toneladas de resíduos diários sejam compostos por materiais provenientes de unidades de saúde.
É de responsabilidade dos estabelecimentos realizar o descarte correto de acordo com as leis e normas brasileiras regulamentadas e inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os resíduos hospitalares se dividem em vários tipos, sendo sempre descartados conforme o seu nível de risco. Nem todos os materiais são incinerados como é de conhecimento popular. Alguns são destinados a aterros sanitários e outros até podem ser reciclados. Todos os resíduos são separados em lixeiras semelhantes às de coleta seletiva.

Os materiais mais perigosos são separados em sacos plásticos especiais e etiquetados como resíduos infectantes e resíduos radioativos. Ambos são incinerados, porém os resíduos radioativos primeiramente são armazenados até que atinja o nível de radiação que permita o seu destino final. De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), os hospitais são responsáveis pela destinação final.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+