O mais acessado!

Inscrições para processo seletivo do IF terminam hoje; São três cursos técnicos, dois integrados ao ensino médio

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Terminam nesta quarta-feira (24) as inscrições para o processo seletivo 2022 do Instituto Federal. Há vagas para os cursos de Técnico em Edificações, com opção ou não de integração ao ensino médio, e de Desenho de Construção Civil, integrado ao ensino médio.

 

Os cursos de Técnico em Edificações e de Desenho de Construção Civil, com quarenta vagas cada, serão oferecidos no período diurno, com duração de três anos, e são integrados ao ensino médio. Por isso, só podem se inscrever quem já concluiu ou está concluindo o ensino fundamental este ano. Também foram abertas quarenta vagas para Técnico em Edificações no período noturno, com duração de dois anos. Para ele, só podem se inscrever quem já concluiu ou esteja cursando o segundo ano do ensino médio este ano.

O processo seletivo este ano volta a ser feito por meio de provas. As inscrições devem ser exclusivamente pela internet (clique aqui) e a taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 60,00, dependendo do curso escolhido.

O IF reservará 50% de suas vagas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Também têm direito às vagas reservadas candidatos em situação de vulnerabilidade econômica e social, candidatos pretos, pardos ou indígenas, e candidatos deficientes.

As provas serão realizadas no dia 19 de dezembro, em local ainda não definido.

Mais informações na sede do Instituto Federal, que fica na Alameda Tucuruí nº 164 (antigo CEMA), ou pelos telefones: (18) 3748-8300 ou (18) 3748-8331 (whatsapp).


Cursos
O técnico em Edificações elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais como instalações elétricas, hidrossanitárias, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos.
Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho. Fazem orçamento de materiais e mão-de-obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisam resultados e avaliam comportamento dos materiais de construção. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.

Já o técnico em Desenho de Construção Civil é o profissional que desenvolve atividades relativas ao estudo do planejamento de projetos e de obras, sob a óptica de aspectos técnico-econômicos, socioambientais, urbanísticos, históricos e legais. Analisa projetos e define a metodologia de trabalho, dimensionado a equipe de desenhistas e determinando os prazos para a elaboração dos projetos. Elabora orçamentos para execução dos serviços de projetos técnicos e de obras. Executa desenhos técnicos de projetos de arquitetura, estrutura, saneamento, instalações hidráulicas, elétricas, gás, ar condicionado, incêndio, redes de esgoto, águas pluviais, abastecimento de água, cartográficos e de estrada, de acordo com legislação específica e conforme limites regulamentares e normativas ambientais na área da Construção Civil. Utiliza, no desenvolvimento de suas atividades, ferramentas gráficas tradicionais, computacionais e maquetes.


Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+